METODOLOGIA:

O projeto Peabiru- O Caminho Suave tem como premissa metodológica uma concepção holística da educação ambiental, fundamentada na compreensão da construção histórica e social do meio ambiente.

Tal premissa está expressa em documentos históricos, marcos conceituais da educação ambiental. Desde a década de 70, a Carta de Belgrado (1975) e a Conferência de Tbilisi (1977) já postulavam como objetivo da educação ambiental “desenvolver um cidadão consciente do ambiente total, que tenha o conhecimento, as atitudes, as motivações e habilidades para trabalhar individual e coletivamente em busca de soluções para resolver os problemas atuais e prevenir os futuros” e como princípio básico “a atenção com o meio natural e artificial, considerando fatores ecológicos, políticos, sociais, históricos, culturais e estéticos, tendo como meta prioritária a formação de uma consciência coletiva”.

Esses postulados estão traduzidos na Política Nacional de Meio Ambiente (PNEA, Lei Federal 9795/99), a qual destaca no seu artigo 5 como objetivos da educação ambiental “ o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos; o estímulo e fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social; e ainda o incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, entendendo a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania”.

Também o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis (1992) – documento essencial, base na base da Política Nacional do Meio Ambiente, entende a educação ambiental como formação de cidadania, de consciência crítica e participação, tendo a interdisciplinaridade, o diálogo dos saberes e a instrínseca relação entre cultura e meio ambiente como fundamentos.

A própria trajetória da Associação é um exemplo prático dessa concepção metodológica, pois no caso da Fonte o interesse ambiental motivou o conhecimento histórico e passou depender deste para a sua preservação.

O projeto Peabiru O Caminho Suave parte do resgate da história como motivação, buscando integrar a dimensão histórica, cultural ecológica para a compreensão da realidade ambiental contemporânea.

Valorizando a criatividade, busca através de linguagens artísticas múltiplas o “Saber com Sabor” (Rubem Alves), mesclando a pesquisa histórica e ambiental à construção coletiva de conhecimento e cidadania, privilegiando em todas as atividades:

  • a abordagem interdisciplinar;
  • o diálogo entre o conhecimento científico e o saber popular;
  • a indissociabiliadade entre os processos históricos e sociais e o meio ambiente;
  • a construção coletiva;
  • o protagonismo da comunidade;

Dentro dessa concepção metodológica, serão desenvolvidas as seguintes atividades:

  • Reunião, organização, catalogação e armazenamento de documentos.
  • Pesquisa de Campo: observação, registro, recolhimento, catalogação, organização e armazenamento de novos depoimentos, fotografias e vídeos.
  • Análise Comparada de Documentos e interpretação de Textos e Fotos
  • Criação coletiva e apresentação do Espetáculo “Peabiru, o caminho suave”
  • Realização do simpósio “Juntos no Peabiru”
  • Publicação de web-site
  • Provocação de Crítica através da publicação e divulgação das informações.
  • Formação/educação para a cidadania através da participação da comunidade.

3 Responses to Metodologia

  1. Omitietry says:

    … Unbelievable , but I just found software which can do all hard work promoting your http://www.fontedopeabiru.com.br website on complete autopilot – building backlinks and getting your website on top of Google and other search engines 1st pages, so your site finally can get laser targeted qualified traffic, and so you can get lot more visitors for your website.

    YEP, that’s right, there’s this little known website which shows you how to get to the top 10 of Google and other search engines guaranteed.

    I used it and in just 7 days…

    …Well check out the incredible results for yourself –
    http://magic-traffic-booster.com

    I’m not trying to be rude here, but I believe when you find something that finally works you should share it…

    …so that’s what I’m doing today, sharing it with you:

    http://magic-traffic-booster.com

    Take care – your friend Chris

  2. Hey I am so happy I found your blog page, I really found you by mistake, while I was searching on Yahoo for something else, Anyways I am here now and would just like to say thank you for a incredible post and a all round enjoyable blog (I also love the theme/design), I don